Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estação Meteorológica do Campus recebe visita de estudantes da Univale
conteúdo

Notícias

Estação Meteorológica do Campus recebe visita de estudantes da Univale

publicado: 11/09/2019 13h30, última modificação: 11/09/2019 15h16

Na manhã desta quarta-feira, 11/09, alunos do 4º período de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) vieram ao IFMG – Campus Governador Valadares para conhecer a Estação Meteorológica Automática (EMA) do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada dentro do Campus

Os graduandos, acompanhados pelo professor Juliano Groppo, foram recepcionados pela geógrafa e professora de climatologia do IFMG-GV, Daniela Cunha, que conduziu a visita técnica. 

Na oportunidade, conheceram os elementos constituintes de uma EMA, ou seja, o sub-sistema de coleta dos dados meteorológicos como temperatura, umidade, pressão atmosférica, dentre outros, e os subsistemas de armazenamento, energia e  comunicação utilizados respectivamente, para registrar em memória de um datalogger os dados observados, para fornecer energia ao funcionamento da estação e para a transmissão dos dados coletados. Estes, por sua vez, alimentarão o banco de dados do INMET em nível nacional e, em nível internacional,da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Durante a visita, também foi apresentada aos universitários a distribuição dessas estações em rede nacional e regional e a importância das mesmas para a produção de conhecimento através da realização de pesquisas e das previsões do tempo. 

Visita Estação Meteorológica - UnivalePara professora Daniela, atividades como essa configuram-se como “um momento de intercâmbio acadêmico importante para a produção de conhecimento de todos os envolvidos, estudantes e professores, uma vez que a aprendizagem ocorre de forma mais prática e em explicações mútuas de ambos os docentes”. 

A docente agradece a oportunidade de compartilhar conhecimento e reforça a importância das parcerias interinstitucionais. “É sempre um prazer receber em nosso Campus estudantes de outras instituições e, por consequência, contribuir um pouco no processo de formação acadêmica desses. Agradeço ao professor Juliano por mais uma vez entrar em contato conosco e contribuir para o fortalecimento da parceria entre duas instituições de ensino importantes para o desenvolvimento de Governador Valadares e região”.

-----------------
* Texto: Profª Daniela Cunha / Edição jornalística: Fernanda Melo
* Fotos: Juliano Groppo