Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudo sobre as chuvas na Bacia do Rio Doce em 2020 integra e-book interdisciplinar

por Comunicação publicado: 24/11/2021 21h12, última modificação: 26/11/2021 20h04

Analisar os sistemas atmosféricos que ocasionaram os eventos extremos de precipitação no primeiro trimestre de 2020 na Bacia Hidrográfica do Rio Doce – MG/ES foi o objetivo do artigo que integra o livro eletrônico Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente: avanços, retrocessos e novas perspectivas (Editora Científica Digital).

A produção científica tem como autores os egressos Bruno Aranda Lott e Maria Eduarda Oliveira C. Magalhães, ambos do curso técnico integrado em Meio Ambiente do IFMG – Campus Governador Valadares, os professores Daniela Martins Cunha e Evandro Klen Panquestor, também do IFMG-GV, e o prof. Romerito Valeriano da Silva, do CEFET/MG – Campus Timóteo.

A partir da revisão bibliográfica de artigos sobre o tema e da análise de dados de precipitação e de cartas sinóticas disponibilizados pelos principais institutos de meteorologia do Brasil, os autores puderam determinar a forte influência de dois sistemas atmosféricos no período examinado – a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e as Frentes Frias (FF). Os dados de chuva registrados também foram comparados às Normais Climatológicas (NC) de 1981-2010 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A pesquisa apontou que a ZCAS foi o sistema atmosférico mais atuante na formação de chuvas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. E, pela contribuição das FF na formação das ZCAS, direta e indiretamente, elas foram as principais fontes de umidade para a geração de chuvas no primeiro trimestre de 2020 na bacia.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Sobre o livro

Os artigos que compõem o e-book foram escritos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, e o objetivo da publicação é apresentar múltiplos concepções sobre a convivência estabelecida entre as sociedades, as tecnologias e as práticas socioambientais. Privilegia discussões e perspectivas interdisciplinares, que tratem acerca dos avanços, retrocessos e novas perspectivas de sustentabilidade planetária. Acesse o livro aqui.