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NAPNEE promove reflexão sobre inclusão e empatia
Em uma tarde marcada por sensibilidade, escuta ativa e compromisso com a inclusão, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG - Campus Governador Valadares realizou, no dia 31 de outubro, reunião ordinária que evidenciou o papel transformador do apoio educacional especializado. A palavra de ordem desse encontro foi empatia. Empatia no espectro autista.
Dinâmica sobre o Autismo emociona e conscientiza
A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Camila Amaral, conduziu uma dinâmica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando textos com palavras embaralhadas e em idiomas desconhecidos para simular as barreiras enfrentadas por alunos com dificuldades de aprendizagem. A atividade provocou reações intensas entre os presentes, desde ansiedade à frustração, vivenciando na prática como os estudantes com dislexia, autismo, déficit de atenção e hiperatividade se sentem.
Camila destacou que cada aluno exige um olhar individualizado. “Cada autista é diferente. É preciso estudo de caso, escuta e adaptação”. Ela também criticou a estrutura educacional tradicional, que muitas vezes falha em acolher as especificidades dos alunos. “Não é uma falha do AEE, é uma falha do sistema”, assegurou.
Relatos que inspiram empatia e ação
O colaborador Sérgio Pereira dos Reis compartilhou sua experiência com seu aluno tutorando, ressaltando a importância de ensinar habilidades sociais e de promover vínculos afetivos. Seu tutorando, que tem autismo, demonstrou avanços significativos, como registrar atividades de laboratório e convidar os colaboradores para seu aniversário. “Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos empatia”, afirmou Sérgio.
Daniele Martins de Sousa também trouxe à tona o caso de sua aluna, tutoranda que enfrenta dificuldades em compartilhar e compreender regras de convivência. A atuação dos colaboradores do AEE tem sido essencial para orientar e apoiar esses alunos em suas trajetórias.
Acompanhamento contínuo e compromisso com a evolução
O coordenador do NAPNEE, pedagogo Marcelo Martins, assinalou que os colaboradores produzem relatórios mensais para avaliar o progresso dos alunos assistidos, permitindo que o núcleo acompanhe de forma qualitativa e quantitativa o impacto das ações.
Confraternização e afeto
A reunião foi encerrada com a proposta de um “amigo chocolate”, iniciativa que simboliza o afeto e a união entre os membros do núcleo e colaboradores. A confraternização reforça o espírito de acolhimento que permeia o trabalho do NAPNEE.
Educação que transforma
A atuação do NAPNEE no IFMG Governador Valadares é um exemplo de como a educação pode ser instrumento de transformação social, promovendo inclusão, respeito às diferenças e desenvolvimento humano.
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*Informações/foto: Coordenação NAPNEE/IFMG-GV
