Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNEE discute acolhimento, inclusão e novos projetos
conteúdo

Notícias

NAPNEE discute acolhimento, inclusão e novos projetos

Encontro foi marcado pelo compartilhamento de experiências de professores e colaboradores com estudantes atendidos pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
publicado: 07/10/2025 12h55, última modificação: 07/10/2025 13h09

O encontro de setembro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG – Campus Governador Valadares reuniu professores, colaboradores e bolsistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE).  Conduzido pelo pedagogo e coordenador Marcelo Martins além de dar boas-vindas aos novos integrantes do núcleo, os docentes Stephany Rodrigues Lopes e Kalid Antunes Costa.

Entre os temas debatidos estiveram:

  • Política de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas;
  • Ajustes no registro de frequência dos colaboradores externos;
  • Acolhimento de novos membros;
  • Proposta de criação de página em rede social para o NAPNEE;
  • Discussão sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e seus impactos no desempenho acadêmico.

NAPNEE IFMG-GV_prof. Rodrigo Marques_reunião ordinária_setembro 2025.pngExperiências e relatos

A reunião ordinária, realizada no dia 26/09, foi marcada pelo compartilhamento de experiências de professores e colaboradores com estudantes atendidos pelo núcleo. A professora de apoio Rosilene Paiva destacou o acompanhamento do seu aluno, diagnosticado com autismo, ressaltando avanços e desafios enfrentados pelo estudante diante de mudanças de rotina. O caso gerou reflexões sobre estratégias de avaliação diferenciada e apoio emocional.

O professor Rodrigo Marques de Oliveira complementou, apontando a importância de considerar o conhecimento expressado de forma oral por alguns alunos, que pode divergir do registrado em provas escritas. Outros relatos trouxeram à tona situações de vulnerabilidade emocional vividas por estudantes, reforçando a necessidade de acolhimento por parte da comunidade escolar.

Formação e acolhimento

A professora Camila Amaral, especializada em AEE, conduziu uma dinâmica de integração com os novos membros, utilizando peças de quebra-cabeça para simbolizar a diversidade e os desafios enfrentados pelo grupo. Camila também apresentou a proposta de criação de um grupo de habilidades sociais, voltado para estimular a sociabilização dos estudantes atendidos. A sugestão foi acolhida pela maioria dos presentes.

NAPNEE IFMG-GV_reunião ordinária_setembro 2025.pngComunicação e novos projetos

Outro ponto de destaque foi a proposta de criação de um perfil em rede social para divulgar as ações do NAPNEE. Voluntariaram-se para compor o grupo de trabalho os professores Camila, Rodrigo, Daniele, Rosilene e Mariana. O coordenador Marcelo alertou para a necessidade de preservar a identidade dos alunos e respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Também foi discutida a possibilidade de aquisição de uma lousa digital e melhorias no uso do Moodle como ferramenta de organização acadêmica. Sugestões de integração do NAPNEE ao sistema SUAP também foram levantadas.

Próximos encontros

Ao final, ficou definido que o próximo tema de estudo do núcleo será o Autismo, seguido por uma reunião dedicada ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Conheça mais sobre o trabalho do NAPNEE IFMG-GV

Para agendamentos, dúvidas ou encaminhamentos enviar e-mail para napne.gv@ifmg.edu.br.

* Texto: Coordenação do NAPNEE IFMG-GV