Notícias
NAPNEE discute acolhimento, inclusão e novos projetos
O encontro de setembro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG – Campus Governador Valadares reuniu professores, colaboradores e bolsistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Conduzido pelo pedagogo e coordenador Marcelo Martins além de dar boas-vindas aos novos integrantes do núcleo, os docentes Stephany Rodrigues Lopes e Kalid Antunes Costa.
Entre os temas debatidos estiveram:
- Política de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas;
- Ajustes no registro de frequência dos colaboradores externos;
- Acolhimento de novos membros;
- Proposta de criação de página em rede social para o NAPNEE;
- Discussão sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e seus impactos no desempenho acadêmico.
Experiências e relatos
A reunião ordinária, realizada no dia 26/09, foi marcada pelo compartilhamento de experiências de professores e colaboradores com estudantes atendidos pelo núcleo. A professora de apoio Rosilene Paiva destacou o acompanhamento do seu aluno, diagnosticado com autismo, ressaltando avanços e desafios enfrentados pelo estudante diante de mudanças de rotina. O caso gerou reflexões sobre estratégias de avaliação diferenciada e apoio emocional.
O professor Rodrigo Marques de Oliveira complementou, apontando a importância de considerar o conhecimento expressado de forma oral por alguns alunos, que pode divergir do registrado em provas escritas. Outros relatos trouxeram à tona situações de vulnerabilidade emocional vividas por estudantes, reforçando a necessidade de acolhimento por parte da comunidade escolar.
Formação e acolhimento
A professora Camila Amaral, especializada em AEE, conduziu uma dinâmica de integração com os novos membros, utilizando peças de quebra-cabeça para simbolizar a diversidade e os desafios enfrentados pelo grupo. Camila também apresentou a proposta de criação de um grupo de habilidades sociais, voltado para estimular a sociabilização dos estudantes atendidos. A sugestão foi acolhida pela maioria dos presentes.
Comunicação e novos projetos
Outro ponto de destaque foi a proposta de criação de um perfil em rede social para divulgar as ações do NAPNEE. Voluntariaram-se para compor o grupo de trabalho os professores Camila, Rodrigo, Daniele, Rosilene e Mariana. O coordenador Marcelo alertou para a necessidade de preservar a identidade dos alunos e respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Também foi discutida a possibilidade de aquisição de uma lousa digital e melhorias no uso do Moodle como ferramenta de organização acadêmica. Sugestões de integração do NAPNEE ao sistema SUAP também foram levantadas.
Próximos encontros
Ao final, ficou definido que o próximo tema de estudo do núcleo será o Autismo, seguido por uma reunião dedicada ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Conheça mais sobre o trabalho do NAPNEE IFMG-GV
Para agendamentos, dúvidas ou encaminhamentos enviar e-mail para napne.gv@ifmg.edu.br.
* Texto: Coordenação do NAPNEE IFMG-GV
