Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina ensina mulheres a produzir sabão ecológico

Oficina ensina mulheres a produzir sabão ecológico

publicado: 30/10/2017 07h00, última modificação: 10/11/2017 16h33

Apresentar à comunidade uma forma de reutilizar o óleo de cozinha que, provavelmente, seria descartado inadequadamente no meio ambiente. Esse foi o objetivo da primeira oficina do projeto Óleo no Destino, ação de extensão desenvolvida pelo IFMG - Campus Governador Valadares.

Doze integrantes da Associação de Mulheres do Bairro Conquista participaram da atividade, realizada na tarde do dia 28 de setembro no Campus. Divididas em quatro grupos, foram orientadas sobre o passo a passo para a feitura do sabão caseiro em barra.

Cerca de 18 litros de óleo foram doados para a oficina pela Casa de Recuperação Dona Zulmira e membros da equipe do projeto. Estes também providenciaram os demais materiais como soda cáustica, álcool combustível, equipamentos de proteção individual, baldes e tacos de madeira.

As participantes levaram para casa boa parte da produção; o restante foi destinado à Casa de Recuperação Dona Zulmira. Ao final, um folheto com a história do projeto e a receita do sabão foi entregue às mulheres para que elas possam dar continuidade à produção do sabão. [Folder em anexo]

Entrevistada algumas semanas após a oficina, a presidente da Associação, Cláudia Ferreira de Oliveira, confessou que não sabia que com óleo usado era possível se fazer sabão e que o grupo já pensa em investir na geração de trabalho e renda. "Foi muito bom! Todas as mulheres amaram a experiência e estão confeccionando o sabão em casa. Muitas são arrimo de família; então, a renda do sabão poderá ajudar no orçamento de casa". Cláudia disse ainda que já está na expectativa por novos aprendizados. "Muito obrigada à equipe; vocês foram muito úteis pra gente. Gostaríamos que oferecessem oficinas de outras áreas para ajudar nosso grupo de geração de renda".

Resultados

Nossa intenção foi mostrar que o procedimento de transformar o rejeito do óleo em sabão é simples e resulta em benefícios para a economia doméstica e preservação do meio ambiente”, explica professora Débora Nascimento, coordenadora do projeto.

Conseguimos obter o entrosamento das convidadas ao longo de toda a oficina, com questionamentos sobre os aspectos do sabão e de seus processos”, comemora Lucas Gomes Pereira, estudante do 9º período de Engenharia de Produção e bolsista do projeto.

Esperamos que elas apliquem os conhecimentos adquiridos na oficina em suas próprias residências e possam motivar outras pessoas da comunidade nessa iniciativa”, declara a bolsista Luísa Gomes Ferreira, aluna do 8º período de Engenharia de Produção do IFMG-GV.

Próximas etapas

A equipe do projeto avaliará os pontos fortes e fracos da primeira oficina para propor pontos de melhorias para as próximas que devem envolver os alunos do IFMG-GV. Também estudam a possibilidade de oferecer um ponto de coleta do óleo no Campus.