Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular 2023: mais de 80% dos candidatos compareceram ao exame de seleção para os cursos técnicos

Provas foram aplicadas no último domingo, 4 de dezembro, no Campus. Nenhuma ocorrência foi registrada. Gabarito será liberado nesta segunda-feira, dia 5
por Comunicação publicado: 05/12/2022 12h07, última modificação: 05/12/2022 13h01

Na tarde do dia 4 de dezembro, foi realizado o exame de seleção para ingresso nos cursos técnicos pelo Processo Seletivo IFMG 2023. O Campus Governador Valadares ofertou nesta seletiva 160 vagas, distribuídas entre as modalidades Integrado e Subsequente. A instituição registrou 685 inscrições deferidas, tendo comparecido para a prova 556 candidatos (abstenção de 19%).

A aplicação da prova objetiva, constituída por 50 questões de múltipla escolha, teve início às 13h25 e duração de quatro horas. De acordo com a Copeves Local, o processo transcorreu de forma tranquila, sem ocorrências.

Instituto Federal no currículo

Candidata Beatriz Motta_TEDBeatriz Soares Motta, de 14 anos, busca uma vaga no curso técnico Integrado em Edificações (TED). A estudante concluiu o ensino fundamental na E. E. Nacle Miguel Habib e achou interessante a oportunidade de cursar o ensino médio juntamente com a formação técnica. “Sempre ouvi dizer que o IF [Instituto Federal] é uma escola boa. Aí fui conhecer os cursos técnicos e achei super interessante, super legal. Ser aluna do IFMG é algo muito chique! Quando eu crescer e alguém me perguntar onde fiz o ensino médio, vou poder me gabar e falar: ‘no Instituto Federal’. Isso é uma coisa muito importante”, afirmou.

Visando uma melhor colocação no mercado de trabalho, Alexandre Salvino de Andrade Filho, de 28 anos, se inscreveu para o curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Ele se preparou para o exame com a ajuda do Pré-IFMG, curso unificado e on-line ofertado gratuitamente à comunidade. O candidato conta que soube do curso subsequente em Segurança do Trabalho por um cunhado, que concluiu sua formação no IFMG-GV recentemente e está atuando na área.

Exame de seleção cursos técnicos_PS IFMG 2023_Alexandre Salvino_TST Subsequente.JPGAlexandre trabalha há um ano e seis meses como frentista em um posto de gasolina. Casado, tem uma filha de 5 anos e espera a chegada de mais um bebê no ano que vem. Sabe que não vai ser fácil conciliar família, trabalho e os estudos no período noturno. Mas disse que está disposto a enfrentar o desafio para obter novas conquistas. “Já perdi algumas oportunidades por não ter o curso técnico; quero melhorar meu currículo. E decidi fazer aqui porque, além de ser ofertado de forma gratuita, o IFMG é um Instituto Federal, né? Tem muito mais nome do que várias outras escolas que oferecem o curso hoje na cidade”, manifestou.

Gabarito

Conforme prevê o cronograma do edital do processo seletivo, o gabarito será divulgado nesta segunda-feira, dia 05. Não há um horário específico para a publicação. A orientação é que os candidatos acompanhem ao longo do dia os canais oficiais do IFMG.

Confira as próximas etapas do processo seletivo para os cursos técnicos:

6 e 7 de dezembro - Prazo para recursos contra gabarito e questões das provas
13 de dezembro - Decisão dos recursos contra gabarito e questões das provas