Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como solicitar a certificação Encceja

Saiba como solicitar a certificação Encceja

publicado: 28/02/2018 11h25, última modificação: 30/07/2020 19h26

COMUNICADO - Atendimento Encceja SUSPENSO por tempo indeterminado

A Coordenadoria de Controle e Registro Acadêmico do IFMG – Campus Governador Valadares comunica que, a partir do dia 19/03/2020, estão suspensos por tempo indeterminado os atendimentos referentes ao Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , tanto para solicitação quanto para retirada de certificados e declarações.

A decisão é regulamentada pela portaria nº 358 de 17 de março de 2020 que, em seu artigo 2º suspendeu , preventivamente, a partir do dia 18/03/2020, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado.  A decisão é mais uma das medidas adotadas pela instituição para coibir a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

------------------------------------------------------------

Findado o período de suspensão do comunicado acima, os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e solicitaram retirar o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Médio pelo IFMG - Campus Governador Valadares deverão proceder conforme as orientações abaixo:

Documentação

O requerente deverá fazer a solicitação de certificação junto à Secretaria de Acadêmica do IFMG - Campus Governador Valadares, levando a documentação comprobatória abaixo especificada (original e cópia):

* Extrato de desempenho do estudante no ENCCEJA;
* Carteira de identidade (ou outro documento oficial com foto, recente);
* Cadastro de Pessoa Física - CPF;
* Formulário de Solicitação (clique aqui para acessá-lo).

Para efeito de certificação de conclusão do ensino médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas:

a. Nas edições do Encceja realizadas no exterior a partir de 2011 (ensino médio);

b. Nas edições do Enem de 2009 a 2016 (ensino médio);

c. Nas edições do Encceja Nacional realizadas a partir de 2017 (ensino médio); e

d. Nas edições do Encceja PPL realizadas a partir de 2017.

Observação:  o aproveitamento é somente se o IFMG for a última instituição na qual o candidato obteve aproveitamento.

Prazo de entrega

O Certificado de Conclusão do ensino médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja estará disponível em até 90 (noventa) dias contados a partir da data da solicitaçãoA relação dos certificados e declarações de proficiência emitidos e liberados para retirada está divulgada na lista abaixo.

Confira o EDITAL 39/2019 que dispõe sobre todas as regras do Encceja no âmbito do IFMG.

O IFMG - Campus Governador Valadares localiza-se na Avenida Minas Gerais, nº 5,189 - Bairro Ouro Verde.

Para dúvidas e outras informações entrar em contato com a Coordenadoria de Controle de Registros Acadêmicos (Secretaria de Ensino) pelo telefone (33) 3272-5400 - Ramal 5406 ou pelo e-mail secen.gv@ifmg.edu.br.

Acesse abaixo a relação de certificados e declarações de proficiência disponíveis para retirada.