Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participe da 1a Semana Acadêmica da Engenharia Civil; inscrições abertas
conteúdo

Notícias

Participe da 1a Semana Acadêmica da Engenharia Civil; inscrições abertas

Em sua primeira edição, o evento tem como tema "As Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade na Engenharia Civil". Todas as atividades são gratuitas e online.
por Comunicação publicado: 16/11/2021 09h26, última modificação: 23/11/2021 16h24

O IFMG - Campus Governador Valadares promove, entre os dias 22 e 25 de novembro de 2021, a Semana Acadêmica da Engenharia Civil com o tema: As Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade na Engenharia Civil.

O evento visa promover uma maior integração entre os discentes e membros da sociedade acadêmica, assim como expandir o conhecimento sobre o mercado de trabalho e as inovações tecnológicas.

Todas as palestras e minicursos são gratuitas e ocorrerão de forma online. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Inscrições pelo site oficial do evento: www.even3.com.br/sencigv2021

Confira a programação:

22/11 - segunda-feira

19h  - Abertura do evento

19h30 às 21h30 – Minicurso: Modos de falha em perfis tubulares em aço

Com prof. Pedro Castanheira

Minicurrículo: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São João Del Rei (2017) e Mestre em Engenharia Civil na área de concentração de Estruturas e Construção (Estruturas Metálicas) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Atua como professor efetivo e coordenador de curso de Engenharia Civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Governador Valadares. Trabalhou como professor substituto nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Técnico em Edificações no IFMG - Campus Santa Luzia. Trabalhou como professor no curso de Engenharia Civil na empresa Kroton Educacional (atual Cogna Educacional).

23/11 - terça-feira

19h às 20h30 - Palestra: Técnicas de disposição de rejeitos com menor risco associado

Com Marcos Pimenta

Minicurrículo: Engenheiro civil e mestre em Geotecnia pela UFMG. Possui 15 anos de experiência no desenvolvimento de atividades da engenharia de barragens nas áreas de Mineração e Energia.

20h30h às 22h – Palestra: Perspectivas profissionais da Engenharia

Com José Marques Souza Santos

Minicurrículo: Engenheiro Civil, especialista em Engenharia de Transportes, Graduado em 1992, em Belo Horizonte-MG, possui MBA em Gestão Ambiental Empresarial, pelo IETEC Instituto de Educação Tecnológica - Belo Horizonte (MG), Curso de Ciências Políticas e Estratégias, turma de 1996, pela ADESG-MG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - MG, vinculada a ESG-Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro. Experiência e domínio na coordenação, fiscalização e gerenciamento de grandes obras industriais..

24/11 - quarta-feira

17h às 18h – Minicurso: Detalhamento arquitetônico de áreas molhadas

Com profa. Cristiana Guimarães

Minicurrículo: Cristiana Guimarães é arquiteta e urbanista, com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Ciências humanas: sociologia e política, com ênfase em planejamento urbano, sendo os três títulos concedidos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares, suas pesquisas giram em torno da produção (desenho e representação incluídos) do espaço e do território e a sua interface com outras questões como direito à cidade, patrimônio cultural, justiça social, desigualdades, entre outros. Membro do corpo permanente do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território, da Universidade Vale do Rio Doce [acordo de cooperação realizado entre IFMG-GV e UNIVALE].

19h às 20h30 - Palestra: BIM o futuro chegou! Desafios e benefícios da tecnologia

Com Matheus Corcini

Minicurrículo: Engenheiro civil formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, pós-graduado em Saneamento Urbano pela FAVENI e MBA em Master BIM Manager pelo INBEC. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Tecnologia dos Processos Construtivos e na Plataforma BIM. Desenvolve estudos voltados à implementação da tecnologia BIM- Modelagem da Informação da Construção, em escritórios de Engenharia e Arquitetura e ministra cursos dos softwares da plataforma BIM. Durante os últimos anos, vem direcionando esforços em pesquisas, melhoramentos e implementações práticas em empresas do ramo da construção civil, associados com inovações e melhorias em Processos de Projeto integrados e Métodos de integração projeto- construção que envolvam a Modelagem da Informação da Construção (BIM).

25/11 - quinta-feira

17h às 18h – Minicurso: Detalhamento arquitetônico de áreas molhadas

Com profa. Cristiana Guimarães

Minicurrículo: Cristiana Guimarães é arquiteta e urbanista, com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Doutorado em Ciências humanas: sociologia e política, com ênfase em planejamento urbano, sendo os três títulos concedidos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares, suas pesquisas giram em torno da produção (desenho e representação incluídos) do espaço e do território e a sua interface com outras questões como direito à cidade, patrimônio cultural, justiça social, desigualdades, entre outros. Membro do corpo permanente do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território, da Universidade Vale do Rio Doce [acordo de cooperação realizado entre IFMG-GV e Univale].

18h às 20h – Minicurso: Geotecnia aplicada à mineração

Com Henrique Alves

Minicurrículo: Formado em engenharia ambiental pela UFV e engenharia civil pela UNIBH, tem mestrado em Geotecnia pela UFMG. Possui 10 anos de experiência em projetos de geotecnia para mineração, com foco em estruturas de disposição de rejeitos e estéril. Atualmente atua em uma mineradora multinacional como Especialista de Barragens.

20h às 21h30 - Palestra: Certificação LEED e Visão Computacional na Construção

Com Vitor Tosetto

Minicurrículo: COO da Pix Force, startup #1 em Inteligência Artificial no Brasil. Graduado em Engenharia Ambiental pela UFV. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Coordenador de projetos de tecnologias baseadas em visão computacional pela Pix Force; Idealizador e Gestor do primeiro edifício sustentável a conquistar a certificação LEED v4 no Brasil; Fiscal de meio ambiente da Petrobras na obra da Refinaria Abreu e Lima por 4 anos; Coordenador e gestor de mais de 70 projetos junto a Pix Force.