Notícias
Semana do Meio Ambiente 2025 discutiu fiscalização ambiental e saneamento rural
O Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) foi celebrado no Campus Governador Valadares com muito conhecimento e troca de experiências. As atividades fizeram parte da quinta edição da Semana do Meio Ambiente, que teve a participação de estudantes dos cursos técnicos e superiores, servidores e pessoas da comunidade.
A palestra “Fiscalização ambiental e conscientização: controle aos crimes contra o meio ambiente”, realizada nos períodos da manhã e da noite, foi proferida pelos fiscais ambientais Ariane Roncal e Daniel Colen, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) - Unidade Regional de Fiscalização Leste Mineiro.
Os agentes apresentaram as competências da unidade, as principais legislações da área, os tipos mais comuns de infrações ambientais, os canais oficiais para registro de denúncias e também casos reais envolvendo supressão de vegetação nativa, estação de tratamento de esgoto, fauna silvestre e destinação irregular de resíduos sólidos.
Ao final, ressaltaram que o compromisso com o meio ambiente é dever de toda a sociedade e incentivou os participantes a somarem esforços informando aos órgãos fiscalizadores alguma irregularidade ou crime ambiental que tomem conhecimento.
"Saneamento Rural: Desafios e Oportunidades para a bacia do Rio Doce” foi o segundo assunto pautado na Semana do Meio Ambiente do Campus GV. A palestra foi conduzida pelo vice-presidente do Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), Guilherme Freitas, graduado em Gestão Ambiental pelo IFMG-GV.
Para dar a dimensão da problemática referente ao saneamento na zona rural no Brasil, o palestrante expôs alguns dados que chamam a atenção: 23% da população rural não tem acesso à água tratada; apenas 10% do esgoto rural é tratado; 76% dos municípios rurais não tem coleta regular de lixo.
Guilherme compartilhou com o público a tecnologia social dos biodigestores desenvolvida pelo CIAAT junto a comunidades rurais da região do Vale do Rio Doce. O projeto tem como objetivo levar o saneamento básico a quem mais precisa, promovendo saúde, bem-estar e preservação ambiental.
