Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um encontro musical (+ convite para o sétimo Diálogos)

Um encontro musical (+ convite para o sétimo Diálogos)

publicado: 06/10/2017 10h27, última modificação: 01/05/2020 12h32

No dia 29 de setembro, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares, ocorreu o sexto encontro do projeto “Diálogos”, dessa vez com uma expressiva participação não só da comunidade acadêmica do Instituto, mas também de alunos do ensino médio e funcionários das escolas estaduais Abílio Rodrigues Patto (parceira de outros projetos) e Prefeito Joaquim Pedro Nascimento.

Num primeiro instante, houve um breve momento de interação entre os alunos, docentes e técnicos do IFMG e os alunos e funcionários externos, para que ambos os grupos se conhecessem melhor e, consequentemente, se sentissem mais à vontade e acolhidos.

Em seguida, as músicas “Do lado de dentro”, de Marcelo Camelo (Los Hermanos), e “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, foram cantadas belamente pelas alunas Mariana Ayram e Layne Sena, do 1º e 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), respectivamente.

Análise
Logo após o momento de fruição, iniciarem-se as discussões sobre as letras das canções. Percebeu-se logo que as visões eram bastante diferentes e outras mais análogas do ponto de vista de cada pessoa. Isso proporcionou um debate prazeroso e cheio de opiniões divergentes que contribuíram para a construção mais ampla da visão de cada um em relação às músicas.

Repleto de críticas implícitas e explícitas, ambos os textos abordavam temáticas semelhantes, apesar dos contextos diferentes. Todos interagiram compartilhando, de forma harmônica e respeitosa, suas ideias sobre os textos e demonstrando bastante interesse.

Confraternização
Ao final do debate, foi oferecido um lanche para os participantes e feito o convite aos visitantes para os próximos encontros do projeto. Esse encontro do Diálogos, assim como os demais, foi bastante memorável para todos que participaram e, com certeza, deixará boas lembranças.

Programe-se!
Junte-se você também ao projeto! O próximo encontro ocorrerá no dia 20 de outubro, no auditório do Campus, às 13h, tendo como base para discussão o texto “As razões das pedras”, do escritor Marcos Brando. O autor, que é do estado do Espírito Santo, estará presente no encontro.

Desde já, você é muito bem-vindo(a)!

Diálogos 20/10/17

---------------
O texto acima foi escrito pelos alunos Daniel Alves (1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho - TTST) e Paulo Jorge (3º TMA), colaboradores diretos do Projeto “Diálogos”.