Participantes do processo avaliativo
A comunidade acadêmica – discentes, docentes, técnicos administrativos e representantes da comunidade.
Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, a coleta de dados por meio de instrumentos de pesquisa elaborados pela CPA, a elaboração do relatório de autoavaliação institucional e a divulgação dos resultados.
Objetivos da CPA
• Geral:
- coordenar e articular todo o processo avaliativo na Instituição.
• Específicos:
- promover o conhecimento sobre o IFMG;
- avaliar os objetivos e metas institucionais;
- identificar as fragilidades e potencialidades bem como apresentar propostas de melhorias;
- estimular a participação ativa da comunidade acadêmica no processo avaliativo;
- fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
- tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade.
Funções da CPA
- elaborar o projeto de autoavaliação da Instituição;
- coordenar e articular os processos de avaliação interna;
- sistematizar e prestar informações relativas à Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no âmbito do Sinaes;
- elaborar e analisar relatórios e pareceres das avaliações e encaminhar às autoridades competentes;
- desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
- acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição;
- fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação institucional;
- disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação;
- avaliar o PDI e apresentar sugestões, subsidiando o planejamento do IFMG;
- interagir com as Comissões Próprias de Avaliação de outras instituições e com o Inep.