Você está aqui: Página Inicial > Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) > Educação a Distância (EaD) > Laboratórios Virtuais no AVA Moodle
conteúdo

Laboratórios Virtuais no AVA Moodle

publicado 07/07/2021 16h28, última modificação 24/01/2024 13h04

Fortalecendo o uso de tecnologia no processo ensino-aprendizagem, o IFMG traz uma novidade aos professores e estudantes: o lançamento da alternativa dos laboratórios virtuais na plataforma AVA Moodle para o ensino presencial, híbrido e EaD que replicam com alto grau de fidelidade as práticas realizadas em um laboratório físico tradicional. Já são 386 práticas distribuídas nas área de Saúde, Ciências Naturais, Exatas e Humanidades e, a cada período, novas práticas vão sendo acrescentadas e disponibilizadas".

Os laboratórios virtuais no AVA Moodle no IFMG são resultado do projeto institucional desenvolvido pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) e pela Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen), envolvendo as áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e tecnologia da informação. 

A partir de julho de 2021, 13 dos 18 campi do IFMG já iniciam as práticas laboratoriais em meio virtual. 

Acesse o catálogo completo dos laboratórios virtuais

Vantagens

O laboratório virtual proporciona simulações realistas e sofisticadas de um laboratório real. O estudante é protagonista durante o experimento, tendo em vista a exposição à um ambiente virtual no qual podem fazer escolhas e tomar decisões com total segurança e ainda observar todas as consequências. 

Aos estudantes é permitido:

1. Simulação de experiências com imagens reais;
2. Recursos que permitem a realização de experiências avançadas;
3. Segurança durante as experiências;
4. Auxílio tutorial;
5. Livro de anotações para registro das atividades;
6. Livro de experimentos clássicos pré-montados (em.PDF);
7. Limpeza em um clique!

Aos professores as vantagens são:

1. Suporte pedagógico com especialista da área que atenderá através de encontros online agendados;
2. Help Desk: suporte técnico para esclarecer dúvidas relacionadas à utilização dos Laboratórios Virtuais por telefone ou e-mail, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h;
3. Vídeos tutoriais de treinamento;
4. Manual de instruções para instalação;
5. Gabarito dos manuais de experimentos.

Tutorial do Laboratório Virtual AVA Moodle

Os Laboratórios Virtuais de acesso online, com integração ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do IFMG estão conectados diretamente às disciplinas dos professores que, em pontos pré-determinados dos conteúdos, inserem as práticas simuladas. 

A partir do planejamento da área de ensino do Campus, os docentes poderão inserir o link do laboratório na plataforma AVA Moodle. O passo a passo é rápido, bem simples e está disponibilizado via vídeo ou PDF. Veja abaixo:

Workshop: Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional/Cead, a Pró-Reitoria de Ensino e a empresa Algetec promoveram, no dia 23/02, às 16h, o workshop virtual “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”. Durante o evento, docentes dos campi Betim, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova apresentaram seus relatos a partir do uso da solução tecnológica em suas unidadesVeja abaixo como foram as apresentações:

Atividade sobre o Laboratório Virtual no evento Planeta IFMG

Os Laboratórios Virtuais foram apresentados aos membros da comunidade acadêmica, em duas turmas, nos dias 08 e 09 de julho, durante o evento Planeta IFMG. Veja abaixo como foi a apresentação para a turma 2:

Saiba mais: 

IFMG adota tecnologia de laboratórios virtuais