Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Ribeirão das Neves apresentam artigos em evento no Cefet/MG
conteúdo

Acontece nos Campi

Alunos do Campus Ribeirão das Neves apresentam artigos em evento no Cefet/MG

Trabalhos apresentados são resultados de projeto desenvolvido na unidade. Além dos seis bolsistas, outros estudantes do campus acompanharam as apresentações.
publicado: 15/07/2019 19h02, última modificação: 19/03/2024 10h21
Exibir carrossel de imagens Experiência no Cefet despertou interesse de alunos do Campus

Experiência no Cefet despertou interesse de alunos do Campus

Estudantes do Campus Ribeirão das Neves apresentaram, no dia 27 de junho, quatro artigos no I Seminário sobre Evasão e Reprovação no Ensino Médio, Técnico e Superior (SER), sediado pelo Cefet/Nepomuceno. A produção dos alunos foi resultado de um projeto desenvolvido pelo professor Marco Aurélio Peixoto e por Karine Alvarez, técnica-administrativa da unidade

O projeto, intitulado “A permanência e o êxito escolar: uma análise sob a ótica dos discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG”, teve início em fevereiro de 2019 e deve se estender até o final do ano. Tendo em vista a importância da temática de evasão para os Institutos Federais, o professor decidiu submeter a iniciativa ao Edital do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN) do IFMG. Atualmente, a equipe coordenada por Marco Aurélio e Karine conta com 6 alunos bolsistas, sendo que, todos são estudantes do curso técnico em Administração e apresentaram artigos no SER. 

Para o docente, a experiência contribuiu para a vida acadêmica dos estudantes envolvidos, inclusive daqueles alunos que não apresentaram trabalhos, mas que prestigiaram as apresentações dos colegas. “Os alunos se sentiram motivados, confiantes em sua capacidade de pesquisar e defender suas conclusões, interagiram com palestras e outras pesquisas, o que torna-se um elemento gerador de novos questionamentos e pesquisas, melhorando a qualidade dos trabalhos a serem propostos e executados”, pontua. 

Outras atividades do grupo 

Segundo Marco Aurélio, o grupo já se prepara para viajar à Brasília para o IncluirIF, evento que acontecerá em agosto, no Instituto Federal de Brasília. Na oportunidade, mais dois trabalhos serão apresentados. 

 

Para ler mais sobre as apresentações, acesse a página do Campus Ribeirão das Neves.