Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí recebe intercambistas de Moçambique
conteúdo

Notícias

Campus Bambuí recebe intercambistas de Moçambique

publicado: 27/11/2018 11h03, última modificação: 20/03/2024 08h52

Intercambistas de MoçambiqueO Campus Bambuí recebeu, em 25 de novembro, um grupo de quatro professores de Moçambique que irão participar de três semanas de formação dentro da Cooperação Brasil- Moçambique CONIF/ABC. Os docentes intercambistas são da área de Ciências Agrárias e passam um período de formação no Brasil aprendendo e atualizando os seus conhecimentos.

Este é o segundo ano que o IFMG recebe moçambicanos - mobilidade in. O objetivo da missão é capacitar os formadores das instituições agrárias com conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização agrária para responderem eficazmente às exigências dos currículos e a fazer uso integral dos equipamentos existentes nas suas instituições

O grupo é composto pelos professores José Ramos Atanásio, Aquilino Francisco Litsure, Eduardo Justino Salvador e
Aboo Bacar Sadradine Braimo, que vêm, respectivamente, das regiões Balama, Maxixe, Gurue e Cabo Delgado. Eles permanecem em Bambuí até 14 de dezembro e, dia 15, embarcam para finalização da missão em Brasília, antes de retornarem a Moçambique.

Breve histórico

O Governo de Moçambique está implementando um programa da Reforma da Educação Profissional, que teve definição da área agrária como prioritária para o desenvolvimento do país. Assim, o Ministério da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) lidera um movimento nacional para a capacitação de professores das Instituições do Ensino Técnico Profissional das áreas de Agricultura e Mecanização Agrária com vistas à garantia de competências no ensino. Para a materialização desta ação foram iniciados contatos com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) durante o seminário de prospecção de oportunidades de cooperação entre Moçambique e Brasil na área da Educação Profissional, realizado em 2017.

Intercambistas de Moçambique