Notícias
Campus Bambuí recebe intercambistas de Moçambique
O Campus Bambuí recebeu, em 25 de novembro, um grupo de quatro professores de Moçambique que irão participar de três semanas de formação dentro da Cooperação Brasil- Moçambique CONIF/ABC. Os docentes intercambistas são da área de Ciências Agrárias e passam um período de formação no Brasil aprendendo e atualizando os seus conhecimentos.
Este é o segundo ano que o IFMG recebe moçambicanos - mobilidade in. O objetivo da missão é capacitar os formadores das instituições agrárias com conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização agrária para responderem eficazmente às exigências dos currículos e a fazer uso integral dos equipamentos existentes nas suas instituições
O grupo é composto pelos professores José Ramos Atanásio, Aquilino Francisco Litsure, Eduardo Justino Salvador e
Aboo Bacar Sadradine Braimo, que vêm, respectivamente, das regiões Balama, Maxixe, Gurue e Cabo Delgado. Eles permanecem em Bambuí até 14 de dezembro e, dia 15, embarcam para finalização da missão em Brasília, antes de retornarem a Moçambique.
Breve histórico
O Governo de Moçambique está implementando um programa da Reforma da Educação Profissional, que teve definição da área agrária como prioritária para o desenvolvimento do país. Assim, o Ministério da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) lidera um movimento nacional para a capacitação de professores das Instituições do Ensino Técnico Profissional das áreas de Agricultura e Mecanização Agrária com vistas à garantia de competências no ensino. Para a materialização desta ação foram iniciados contatos com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) durante o seminário de prospecção de oportunidades de cooperação entre Moçambique e Brasil na área da Educação Profissional, realizado em 2017.