Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em ação da Proex, IFMG capta R$ 2 milhões para Programa Energife

Em ação da Proex, IFMG capta R$ 2 milhões para Programa Energife

Mais de 200 alunos acabaram de se formar no programa, desenvolvido por meio de ação da Setec/MEC. Neste ano, a previsão é que 675 novas vagas, em 15 campi, sejam ofertadas.
publicado: 22/03/2023 09h39, última modificação: 07/03/2024 19h10

Após um investimento de R$ 720 mil reais e mais de 200 profissionais capacitados em oito campi (Arcos, Betim, Congonhas, Formiga, Ibirité, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e Sabará) para atuar como Eletricista de Sistemas de Energia Renovável (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos), o IFMG em breve abrirá 675 vagas para aqueles interessados em atuar no setor de energia renovável.

A previsão é que neste ano seja investido R$1.320.000,00 no programa Qualifica Mais EnergIFE e com ampliação de vagas para 15 campi. O curso tem  200 horas de carga horária, sendo distribuídas em sete disciplinas e ofertada em modalidade presencial para o  público interessado com mais de 18 anos e ensino fundamental (1º a 5º ano) - completo.

Segundo o idealizador e responsável pela submissão do projeto junto à SETEC, Charles Martins Diniz, o IFMG - por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) - pretende tornar o programa uma oferta perene na instituição e para isso já captou cerca de R$2 milhões em dois editais. “O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis preparou os profissionais para terem conhecimento teórico e prático de tecnologias fotovoltaicas, aliado com a realidade concreta da implantação de sistemas solares renováveis em projetos de pequena, média e grande escala”, disse ele.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Júnior, a energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo e que encontra no Brasil um importante nicho de mercado. “Os profissionais formados no curso irão atuar e atender as necessidades do mercado, repassando conhecimentos e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes de uma instalação solar fotovoltaica, entre eles, painéis, estrutura, inversores, baterias, cabeamento, formando profissionais experientes. Nosso objetivo é propiciar a efetiva transmissão de conhecimentos sobre as particularidades e oportunidades do mercado brasileiro, melhores práticas de projetos e lições aprendidas importantes para evitar erros ou retrabalho”, destacou o pró-reitor.

Solenidade de certificação

Executado durante os meses de setembro a dezembro de 2022, o Programa Qualifica Mais EnergIFE realizou as cerimônias de certificação durante o mês de fevereiro nos campi do IFMG. De acordo com o coordenador administrativo e contábil, Philipe Fioravante da Silva, os estudantes frequentes do curso receberam ajuda de custo (bolsa formação) de R$18 por dia de aula efetivamente assistido. “Esse valor custeou a alimentação e transporte do participante nas aulas”, disse ele.

CLIQUE AQUI | Confira mais fotos da certificação e das aulas práticas

Qualifica Mais EnergIFE

O Programa Qualifica Mais EnergIFE objetiva a impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias.

Os responsáveis pela execução do Programa no IFMG são: o coordenador-geral, Márcio Rosa Portes que atuou na gestão da oferta do curso e na prestação de contas; a professora Raquel Aparecida Soares Reis, responsável pela coordenação pedagógica e o servidor Philipe Fioravante da Silva como coordenador Administrativo e Contábil.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa EnergIFE, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

Em 2022 foram ofertadas mais de 9 mil vagas em 85 localidades no Brasil que têm cobertura das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Saiba mais:

Mais de 300 estudantes iniciam curso de Eletricista em Sistemas de Energia Renovável