Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Governador Valadares recebe nota 4 em avaliação do MEC

Segundo os critérios do Ministério da Educação, o conceito 4 é considerado de excelência e indica que o curso atende os critérios de qualidade exigidos pelo órgão.
publicado: 12/06/2023 14h04, última modificação: 07/03/2024 10h37

O curso superior de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Governador Valadares foi reconhecido com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai até 5. A avaliação foi realizada entre os dias 24 e 26 de maio, de forma virtual. O conceito é considerado de excelência e indica que o curso atende os critérios de qualidade exigidos pelo órgão. O reconhecimento é ato fundamental para a existência do curso e condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

O coordenador do curso, professor Luiz Fernando Rocha Penna, comemora o bom resultado. “Para o nosso curso de Engenharia Ambiental e Sanitária consideramos uma nota muito boa. Mostra que o Campus está no caminho correto e dá tranquilidade aos nossos egressos para seguir no mercado de trabalho com a certeza que tiveram uma boa formação. Continuaremos trabalhando para a melhoria contínua do nosso curso. Agradeço a todos os servidores que participaram ativamente nesse processo de reconhecimento".

Ao final da avaliação das três dimensões, o curso  ficou com nota 4,5 em organização didático-pedagógica, 4,33 em corpo docente e tutorial e 3,89 em infraestrutura. O conceito final contínuo do curso ficou em 4,25, resultando no conceito final 4.

Ensino verticalizado

Lucas Magalhães_egresso EASIniciado em 2018, o curso formou os primeiros engenheiros ambientais e sanitários em março de 2023. Entre eles estava Lucas Martins Magalhães, de 23 anos, que iniciou sua trajetória acadêmica no IFMG pelo ensino médio, em 2015, quando cursou o Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA). Em 2018, apostou novamente na instituição para o nível superior e revela seu contentamento com o conceito 4 obtido junto ao MEC. “Considero uma conquista para o curso ao qual tive satisfação de ter feito parte como aluno, assim como uma boa referência de ensino que carrego com orgulho em meu currículo”. O jovem engenheiro opinou ainda sobre os diferenciais da formação. “Sem dúvidas destaco a didática e dedicação de muitos dos professores que no IFMG me acompanharam, e como foi gratificante a experiência de poder aprender as ferramentas necessárias para meu curso de formação através deles”.

Graduanda Maria Neide_9o período de EASDocentes como diferencial

Graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária também demonstram contentamento com a boa nota obtida junto ao MEC, como é o caso de Maria Neide Marques Duarte, 58 anos, aluna do 9º período. “Para nós, alunos, esse reconhecimento é muito importante, pois coroa os esforços de alunos e professores, comprometidos com a seriedade e relevância de um dos cursos de graduação oferecido pelo Instituto”. A discente lembra que o curso é uma inovação no portfólio de formações do IFMG-GV. “Diante de novos desafios, a expectativa era muito grande, pois ainda não tínhamos ideia clara do que encontraríamos pela frente”. Entre os diferenciais do curso, assim como o egresso Lucas, Maria Neide também ressaltou a dedicação dos professores. “Destaco o comprometimento de todo corpo docente, sempre prontos a esclarecer dúvidas, oferecendo farto material de pesquisa em apoio ao aprendizado dos estudantes”.

Conheça o curso

O curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária é gratuito e ofertado em período integral. Fornece aos discentes o conhecimento e as habilidades necessárias para resolução dos problemas ambientais associados à administração, gestão ambiental, uso sustentável dos recursos, monitoramento e mitigação de impactos ambientais, controle de poluição, realização de diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico e de obras sanitárias. O egresso pode atuar em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, indústrias, empresas de consultoria e instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

Campus Governador Valadares oferta 40 vagas por ano para o curso, sendo 50% via Processo Seletivo próprio do IFMG, e o restante via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos. Há também possibilidade de ingresso por meio de editais para transferência (interna e externa) e obtenção de novo título.