Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante de Sabará apresenta trabalho em Conferência na Espanha

Estudante de Sabará apresenta trabalho em Conferência na Espanha

Aluno de Sistema de Informação do campus, Valtensir Lopes, está em mobilidade acadêmica em Portugal pelo programa Internacionaliza IFMG

publicado: 26/06/2018 10h47, última modificação: 21/03/2024 08h28

Entre os dias 13 a 16 de junho de 2018, ocorreu em Cáceres, na Espanha, a 13ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (Cisti 2018). Trata-se de um evento técnico-científico anual que visa a apresentação e a discussão de conhecimentos, novas perspectivas, experiências e inovações no domínio dos sistemas e tecnologias de informação. Na ocasião, houve apresentação do artigo "Uma pesquisa de recentes desenvolvimentos em gestão de neurociência cognitiva e aprendizado de máquina em ambiente educacional", resultado de pesquisa realizada no Campus Sabará.

O artigo mostra os recentes desenvolvimentos da neurociência cognitiva e aprendizado de máquina no ambiente educacional, bem como uma proposta de construção de ambiente virtual para o auxílio educacional, utilizando técnicas de inteligência artificial. O trabalho foi apresentado pelo estudante de Sistemas de Informação do Campus Sabará, Valtensir Lopes, que está em mobilidade acadêmica em Porto-Portugal por meio do Programa Internacionaliza IFMG, edição 2018

Originalmente, a pesquisa é de autoria da graduanda do mesmo curso, Patrícia Scoralick, e está sendo desenvolvida em continuidade a atividades dessa estudante no Programa Internacionaliza de 2017, realizado em Guarda-Portugal. No Campus Sabará, os estudos são orientados pelo professor Carlos Alexandre, com coorientação de Cristiane Norbiato e Daniel Conrado.

Além da visibilidade do IFMG e do Campus Sabará no cenário internacional, a publicação nesse evento promove a inserção da Instituição em importantes bases de dados científicas como a biblioteca digital IEEE Xplore indexadas em ISI, Scopus, EI, INSPEC e Google Scholar.

Leia mais sobre as atividades dos estudantes do Internacionaliza 2018:

Vitória do empreendedorismo

Alunos do IFMG vencem competição de empreendedorismo em Portugal