Acontece nos Campi
Intérprete de Libras do Campus Ouro Preto homenageia professora Clarissa Fernandes em concurso musical
Uma competição que se revelou uma oportunidade de celebração da amizade e da vida, para além de colocar em evidência a diversidade e a inclusão. Luana Dias, intérprete de Libras do Campus Ouro Preto, foi um dos destaques do Concurso Intérprete de Libras Musical, realizado entre os meses de julho a setembro, e que contou com competidores de todo o Brasil.
O concurso apresentou uma fase on-line na qual os participantes postaram vídeos interpretando músicas escolhidas em uma playlist predefinida. A partir de uma votação popular, 12 intérpretes foram selecionados para a fase presencial que, coincidentemente, ocorreu no primeiro aniversário da partida da professora de Libras do Campus, Clarissa Fernandes, no dia 2 de setembro. A docente faleceu em decorrência de um acidente de trânsito em 2022.
Representando a cidade de Conselheiro Lafaiete, Luana avançou no concurso, chegando até a semifinal e garantindo lugar entre os seis melhores competidores.
Preparação e escolhas
Na fase on-line, Luana interpretou "Aquarela" de Toquinho” e, na presencial, escolheu "Andanças" de Beth Carvalho e "Domingo" do grupo Só pra Contrariar.
Luana compartilhou o que a levou a "Aquarela": "Eu não escolhi 'Aquarela' pensando em homenagear a Clarissa, até que em um momento caiu a ficha. Chorei. É uma música muito bonita, mas é muito triste, porque ela fala sobre o decorrer da vida e diz que, em certo momento, tudo descoloriu. Em que momento tudo descolore? Quando você perde alguém. Então pensei: 'eu tenho que passar essa mensagem'."