Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ensino além das fronteiras

Ensino além das fronteiras

Palestrantes brasileiros e internacionais participam do III Seminário de Internacionalização do IFMG, durante os dias 11 e 12 de fevereiro, em Belo Horizonte
publicado: 15/02/2019 15h08, última modificação: 20/03/2024 08h15

Durante dois dias, a Arinter promoveu, na Reitoria, o III Seminário de Internacionalização do IFMG. A abertura oficial ocorreu na segunda-feira, dia 11 de fevereiro. O evento reuniu palestrantes brasileiros, internacionais e representantes de diversos campi da Instituição – servidores e alunos.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Ana Cristina Costa, em 2018 o IFMG aderiu a um projeto da Gheorghe Asachi Technical University of Iasi, na Romênia, proveniente do programa europeu Erasmus. Por meio da ação, o Instituto e a universidade se tornaram parceiros para o desenvolvimento de ações conjuntas. A primeira delas foi a aprovação de recurso que custeou a participação do professor da Universidade de Iasi, Marcel Popa, no seminário. “Percebemos que a Universidade de Iasi , que é pública e tecnológica, possui cursos em áreas similares ao IFMG, o que é ótimo”, completa Ana.

Experiência romena

"O primeiro passo para o sucesso de um acordo bilateral entre países é o contato estratégico com pessoas de outras instituições. É fundamental criar laços, estreitar relações com demais pesquisadores e participar de eventos."

O professor Marcel Popa, ministrou, no dia 12, a palestra “O programa Erasmus, experiência da Romênia junto ao programa europeu de mobilidade acadêmica”. O docente apresentou, inicialmente, um panorama histórico, político e econômico de seu país de origem, ressaltando as principais características regionais.

Segundo Marcel, a universidade na qual atua – Gheorghe Asachi Technical University of Iasi – possui, atualmente 73 parcerias acadêmicas com instituições e 330 acordos de cooperação no programa Erasmus em 25 países da Europa. Ainda de acordo com o professor, há no local 11 faculdades ativas, 23 centros de pesquisa, 14 mil estudantes, mais de 700 professores (dos quais aproximadamente 650 são pós-doutores) e cerca de 1500 funcionários.

Para Marcel, o primeiro passo para o sucesso de um acordo bilateral entre países é o contato estratégico com pessoas de outras instituições. “É fundamental criar laços, estreitar relações com demais pesquisadores e, sobretudo, participar de congressos internacionais”, ressalta o representante da universidade da Romênia. Ele acrescenta que o financiamento depende, em primeiro lugar, da qualidade do projeto elaborado pelo pesquisador.

A palestra, proferida em francês, contou com a tradução do professor do Campus Governador Valadares, Tonimar Senra.

Assista breve entrevista com Abdeljlil Akkari / Universidade de Genebra

Programa Erasmus

O Erasmus é um programa europeu de cooperação internacional que permite a mobilidade de alunos de ensino superior. Por meio de bolsas de estudo, estudantes e pesquisadores de todo o mundo têm a oportunidade de realizar intercâmbio ou complementar a formação em universidades da Europa.

Mais sobre o seminário

O seminário contou, no primeiro dia, com a palestra do professor Abdeljlil Akkari, da Universidade de Genebra, intitulada “Interculturalidade e Internacionalização na educação superior: experiências Suíça e Brasil”; com a apresentação dos alunos intercambistas de Portugal integrantes do programa Internacionaliza IFMG; além do relato do professor Jefferson Rodrigues, do Campus Arcos, sobre sua experiência no Canadá.

Já no segundo dia, além da palestra do professor Marcel Popa, foi  exibida a experiência do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) na "Internacionalização do Currículo", pela professora Veronica Rangel Barreto, assessora de Relações Internacionais.

Confira breve entrevista com Verônica Barreto / IFES