Notícias
Rede Mineira de Apoio ao RS já escoou 57 toneladas em doações
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) tornou-se um ponto focal de solidariedade em meio à crise que assola o Rio Grande do Sul desde o final de abril. Até o momento, a Rede Mineira de Apoio ao Rio Grande do Sul já escoou 57 toneladas de donativos provenientes de instituições públicas, privadas, do terceiro setor e da sociedade em geral.
Diversas instituições se uniram nesta rede solidária para apoiar o Rio Grande do Sul. Entre os parceiros, destacam-se:
> Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);
> Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul);
> Instituto Federal Farroupilha (IFFar);
> Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas);
> Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG);
> Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG);
> Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM);
> Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG);
> Aeromot, empresa especializada em tecnologia aeronáutica;
> Receita Federal;
> Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ);
> Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe);
> Projeções Engenharia LTDA;
> Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas);
> Transagro SA.
Desde o início da campanha, o IFMG testemunhou uma extraordinária onda de solidariedade, com doações que vão desde alimentos não perecíveis, vestuário, produtos de higiene e limpeza até ração para animais. Essas contribuições demonstram o espírito de união e empatia que permeia o povo mineiro.
Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, a construção dessa rede é fundamental porque aproxima diferentes atores da sociedade (públicos/privados) e possibilita que as doações da população cheguem a quem mais precisa, contribuindo para a reconstrução da vida de parte da população impactada. “A rede deve se manter ativa por um longo período, visto que teremos um grande caminho pela frente para a reconstrução das áreas atingidas”, explicou o professor Rafael.
As doações recebidas estão sendo rapidamente encaminhadas ao Rio Grande do Sul para distribuição nas comunidades mais impactadas. Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, a empresa Aeromot armazena os donativos em seu hangar, enquanto o IFMG e seus parceiros da Rede Mineira se encarregam do escoamento. “A mobilização em Minas Gerais é um exemplo inspirador de como a solidariedade e a colaboração podem gerar um impacto positivo e imediato em momentos de crise”, disse ele.
23 toneladas de carinho e esperança: quarto caminhão chega ao Rio Grande do Sul
O Campus Frederico Westphalen, a 434 km de Porto Alegre, recebeu nesta segunda-feira, 10 de junho, o primeiro caminhão de donativos. O veículo, carregado com 23 toneladas de itens essenciais, saiu de Belo Horizonte na sexta-feira, 7 de junho, e já está sob responsabilidade do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que coordenará a logística de armazenamento e transporte em remessas menores para as áreas atingidas.
Segundo o diretor do Campus Frederico Westphalen, Bruno Boniati, os donativos serão destinados à região central do estado, onde está a reitoria do IFFar, e as cidades mais afetadas: Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Jaguari, bem como os municípios integrantes da região conhecida como Quarta Colônia.
A reitora do IFFar, Nídia Heringer, expressou profunda gratidão ao IFMG, IF Sul de Minas, Receita Federal e parceiros privados pelo envio dos donativos que irão auxiliar os gaúchos afetados pelas recentes enchentes. “Uma grande variedade de itens essenciais foi descarregada no Campus Frederico Westphalen com a colaboração de 40 servidores. Esse material será destinado às regiões mais afetadas, especialmente a região central e o município de Santa Maria, onde os suprimentos serão distribuídos com máxima urgência para as famílias necessitadas”, afirmou a reitora, agradecendo também o empenho dos institutos federais mineiros e de todos os parceiros da Rede Mineira de Apoio ao RS.
📰 Veja a nota na íntegra:
Nós, do Instituto Federal Farroupilha, expressamos nossa mais profunda gratidão pela imensa generosidade e solidariedade demonstradas com o envio das 20 toneladas de donativos para os gaúchos atingidos pelas enchentes que assolaram nosso estado no último mês de maio. Os donativos foram recebidos e descarregados no Campus Frederico Westphalen, com a mobilização de 40 servidores. Os itens incluem roupas, calçados, itens de higiene, cobertores, colchões, material escolar, brinquedos e água. As doações serão um alento essencial para as famílias que enfrentam esta tragédia. Estes itens serão encaminhados com máxima urgência para as regiões mais afetadas pelas enchentes, na área de cobertura do IFFar, especialmente a região central, em especial o município de Santa Maria e as cidades que compõem o território da Quarta Colônia. Gostaríamos de destacar a importância das interlocuções realizadas pelos reitores do IFFar e IF de Minas Gerais, que foram fundamentais para que esta carga, repleta de carinho e compaixão, pudesse chegar a quem mais precisa. Essa parceria e cooperação entre nossas instituições demonstram o poder da união e da empatia em tempos de dificuldade. Cabe destacar também o trabalho articulado do IFMG juntamente com os parceiros da Rede Mineira de Apoio ao RS: Receita Federal, Aeromot, IFSuldeMinas, Projeções Engenharia, Transagro Engenharia e toda a infinidade de voluntários. O Rio Grande do Sul agradece profundamente a todos estes parceiros pela confiança, apoio e generosidade neste momento de necessidade. Em nome de todas as comunidades beneficiadas, reiteramos nosso sincero agradecimento e desejamos que essa solidariedade continue a inspirar ações de apoio e fraternidade em nosso país. Nídia Heringer |
Solidariedade em ação: Caminhões de donativos partem de Minas Gerais
Com 57 toneladas escoadas até o momento, a Rede Mineira tem sido fortemente apoiada por diversos parceiros em todo o estado de Minas Gerais. Quatro caminhões carregados de donativos já se deslocaram para levar ajuda às regiões afetadas no Rio Grande do Sul. Confira a linha do tempo do escoamento:
🚛 21 de maio - Dois caminhões partiram do IF Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre com destino ao IFRS - Campus Viamão. Esta ação solidária foi promovida pela Receita Federal, que doou uma carga significativa de vestuário, água, alimentos, produtos de limpeza e álcool em gel, totalizando 22 toneladas. A entrega dos donativos foi feita pelo chefe do Serviço de gestão de mercadoria apreendida da Receita, Fernando Montini da Silva Xavier.
🚛 22 de maio - A terceira carga saiu de Belo Horizonte com destino ao IFSul - Campus Passo Fundo com 12 toneladas de donativos cedidos pela população mineira. Esta carga é resultado da arrecadação solidária da população mineira e incluiu uma ampla variedade de itens essenciais, entre eles, cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal, roupas, água e até mesmo ração para animais, demonstrando a diversidade e abrangência das contribuições.
🚛 7 de junho - Um novo caminhão partiu de Belo Horizonte rumo ao IFFar - Campus Frederico Westphalen, transportando 23 toneladas de donativos. A carga, composta por vestuário de frio, cobertores e água, busca oferecer auxílio essencial para famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno na região. Além disso, a Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) fez uma doação especial, contribuindo com material escolar, livros infanto-juvenis e brinquedos para a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
Como ajudar?
A Rede Mineira de Apoio ao RS também está com uma chave pix ativa para receber doações de qualquer valor.
A Chave Pix é 39e312aa-5f43-4bfe-b185-851abb19d74a - Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), vinculada ao IF Sudeste MG.
Participe! Doe!
Saiba mais:
Clique Aqui |Rede Mineira de Apoio ao RS já escoou 57 toneladas em doações
Clique Aqui | Rede Mineira de apoio ao RS: nova ação
Clique Aqui | Rede Mineira de Apoio ao RS auxilia no escoamento de doações
Clique Aqui | Novo parceiro na Rede: Receita Federal doa roupas apreendidas ao RS
Clique Aqui | Solidariedade entre estados: Rede Mineira de Apoio ao RS