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Servidores participam de curso de capacitação em gestão de conflitos

Iniciativa é fruto de diálogo interinstitucional entre IFMG e Universidade Federal de Goiás. Servidores que atuam na Ouvidoria, na gestão e nas Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos terão aulas até 13 de abril.
publicado: 13/03/2023 12h05, última modificação: 08/03/2024 10h05

Desde o dia 28 de fevereiro, está sendo realizada uma capacitação para 23 servidores do IFMG que atuam na Ouvidoria, na gestão e nas Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos. A iniciativa é fruto de diálogo interinstitucional entre IFMG e Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da troca de experiência em boas práticas no fomento da cultura de paz, qualidade de vida e prevenção da violência no ambiente acadêmico.

O curso "Formação em Gestão de Conflitos em Instituições Federais de Ensino" é realizado online e seguirá até 13 de abril. Com metodologias ativas de aprendizagem, a formação ocorre em duas etapas: a primeira, teórica, constitui-se de quatro módulos, distribuídos em 10 encontros virtuais; e a segunda etapa, presencial, com três encontros de imersão em cenários reais, viabilizando a integração de teoria e prática. A carga horária total é de 64 horas.    

O conteúdo programático aborda temas como administração pública, liderança, métodos adequados de solução de conflitos, ferramentas de mediação de conflitos, arcabouço legal brasileiro em matéria de mediação. Além de análise de fatores ambientais estimulantes da consensualidade. A prática simulada ocorrerá no prédio da Reitoria, em Belo Horizonte, com o emprego da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), quando os participantes serão os protagonistas.  

De acordo com ouvidora do IFMG, Marina Contarine, a iniciativa partiu da necessidade de disseminar boas práticas e métodos de resolução pacífica de conflitos, especialmente entre ouvidores locais e mediadores das câmaras, com o intuito de fomentar uma cultura de paz e a humanização das relações interpessoais no ambiente acadêmico.

Para Rogéria Silva, uma das instrutoras da formação, o conflito, se olhado de perto e manejado de maneira adequada, pode ser uma oportunidade de inovação, de definir limites, autoconhecimento, aperfeiçoamento, entrega de resultados, resoluções, melhora de produtos e serviços, paz, reconciliação, fim de ciclos laborais negativos e estagnados.   

A ação está incluída no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFMG e visa favorecer e estimular o diálogo entre as pessoas de forma a melhorar os processos de gestão de conflitos na instituição, conforme acrescenta a servidora Silvana Nahas, que atua na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. 

A ideia é que essa primeira capacitação sobre o tema inaugure outras ações com temas transversais e ocorra de maneira articulada, funcionando como mecanismos que viabilizem um processo contínuo e ininterrupto de promoção de um ambiente mais saudável de trabalho para toda a comunidade que faz parte da instituição. 

Conheça as Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos do IFMG