conteúdo

Agosto Dourado

publicado 22/08/2024 15h17, última modificação 22/08/2024 15h17

unnamed.jpg

 

A campanha Agosto Dourado é uma iniciativa global que estabelece o mês de agosto como o mês para reforçar a importância da amamentação.  A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. No Brasil a campanha Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017.

O leite materno protege o bebê contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade e auxiliar na imunidade.

Ainda de acordo com a OMS, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Para fortalecer ações em todo o país , o Ministério da Saúde lançou a Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024. Com o tema "Amamentação, apoie em todas as situações", a iniciativa de conscientização está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças. O foco é a redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação. A pasta anunciou, ainda, o desenvolvimento do Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.

 


Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto; ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação ainda colabora com a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez. 

 

A mulher que amamenta precisa cuidar da sua saúde física e mental. Assim, ela precisa consumir uma alimentação natural e saudável, beber bastante líquidos (água, sucos e chás naturais), descansar sempre que possível e evitar situações estressantes. Para isso, o apoio da família é fundamental.

 

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos, seja no trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade. O aleitamento materno é também um direito da criança. Segundo o artigo 9º do 3 Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno.

Por tudo isso, o IFMG apoia esta ideia e incentiva que suas colaboradoras junto com seus familiares possam proporcionar a prática de amamentação para seus filhos de acordo com as recomendações da OMS. Na Reitoria inclusive há uma sala destinada exclusivamente para as mães que amamentam seus filhos que fica localizada no 4o andar do prédio.

 

Referências

 

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/agosto-dourado-campanha-incentiva-o-aleitamento-materno

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-amamentacao-com-foco-na-reducao-de-desigualdades

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/agosto-dourado.htm

https://prodi.ifes.edu.br/images/stories/Agosto_Dourado__Incentive_o_Aleitamento_Materno.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aleitamento-materno