conteúdo

Livros

publicado 26/05/2021 09h54, última modificação 26/05/2021 09h54

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

A história de Orgulho e Preconceito gira em torno das cinco irmãs Bennet, que viviam na área rural do interior da Inglaterra, no século XVIII. Aborda a questão da sucessão em uma família sem herdeiros homens, dentro de uma sociedade patriarcal, onde o casamento era fundamental para as mulheres. Assim, quando um homem rico e solteiro se muda para os arredores, a vida pacata da família entra em ebulição.

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe é um dos livros mais lidos do mundo, e até hoje sua história encanta leitores de todas as idades e provoca reflexões sobre valores universais; poético e profundo, ele conta a história do pequeno príncipe de um planeta desconhecido que encontra um aviador forçado a fazer um pouso de emergência no deserto; a partir desse encontro inusitado, feito de diálogos e silêncios, laços de amizade vão sendo construídos, na medida em que se aprende a ver com o coração.

Dom Casmurro - Machado de Assis

Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Nessa obra-prima de Gabriel García Márquez encontramos o retrato de 7 gerações de uma família colombiana. Os membros da família Buendía têm todas histórias de vida estranhas e fantásticas, ligadas à cidade que fundaram. Uma mistura invulgar de fantasia e realismo, Cem Anos de Solidão é considerado um dos melhores livros escritos em espanhol.

Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa

 A história se passa no sertão brasileiro e acompanha a jornada do jagunço Riobaldo, as guerras e conflitos no sertão e também seu relacionamento com o intrigante jagunço Diadorim. O escritor traz a linguagem sertaneja para a voz de seu protagonista, utilizando neologismos que muitas vezes podem ser incompreensíveis, mas que fazem total sentido na saga que é ler este grande clássico literário.