Frio: Como cuidar da saúde

No outono que se inicia no final de Março se apresenta uma estação em que as temperaturas ficam mais frias e o tempo mais seco. No inverno a tendência é as temperaturas diminuírem mais ainda. A nova estação tem início em 20 de Junho, mas já é possível perceber uma mudança na temperatura principalmente no período da manhã e à noite. O frio implica em cuidados com a saúde especialmente com crianças e idosos. Proteção contra o frio, hidratação e vacinação podem evitar problemas de saúde mais graves.
Doenças respiratórias e cardiovasculares
O frio causa diminuição da temperatura corporal, o que reduz a capacidade de resposta do sistema imunológico e favorece a atividade de vírus respiratórios, ficando o organismo mais suscetível a infecções. Pode ainda agravar os sintomas de doenças pré-existentes, nomeadamente cardiovasculares, respiratórias e músculo-esqueléticas. Por outro lado, podem surgir lesões na pele, por desidratação (secura, eczema) ou por exposição direta ao frio e à umidade (úlceras por frio derivadas do congelamento, queimaduras, pé-de-imersão ou frieiras).
As baixas temperaturas costumam estar relacionadas a alguns tipos de doenças. As estações de frio geralmente são as estações das doenças respiratórias e cardiovasculares, além disso, a variação ao longo do dia e as mudanças de temperatura de dias precedentes também influenciam no contágio de doenças.
Cuidados no clima frio
Problemas ligados a doenças respiratórias e à pele costumam aparecer nesse período. Algumas dicas para amenizar o impacto do frio no corpo:
-
Beber mais água;
-
Hidratar a pele;
-
Manter os ambientes arejados;
-
Seguir com a rotina de exercícios físicos;
-
Vacinação contra gripe;
-
Alimentação saudável.
Apesar das pessoas não sentirem muita sede no inverno, é importante beber água, além de hidratar a pele. Essa é uma orientação que vem dos dermatologistas para o ano inteiro, mas, no frio, o ressecamento da pele pode se agravar.
Os dias frios induzem as pessoas a permanecerem mais em locais fechados, o que propicia o aumento da transmissão das doenças virais, inclusive a covid-19. Dicas de higiene e de etiqueta respiratória aprendidas durante a pandemia, como cuidado ao lavar as mãos, limpeza com álcool em gel, uso voluntário de máscaras por quem estiver com sintomas gripais e mesmo o isolamento ajudam a evitar a contaminação pelos vírus.
Entre os idosos, há outras preocupações. Há o aumento das reclamações de doenças osteoarticulares que estariam relacionadas às dores nas articulações. A atividade física pode quebrar o ciclo de imobilidade e diminuir as chances de dores. Quanto mais sedentário o idoso fica, maiores as chances de sentir dores.
Campanhas de doação de agasalhos
Em diversas cidades acontecem a campanha do agasalho. Geralmente são recebidas doações de roupas, agasalhos e cobertores. As doações são destinadas para instituições socioassistenciais que atendem idosos, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Na reitoria em Belo Horizonte, a PROGEP está promovendo a campanha do agasalho 2025 com o recebimento de doações. Verifique também na sua cidade se já está acontecendo a campanha. Deixe o inverno de alguém e o seu coração um pouco mais quentinho!
Referências
