Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Junho Branco - Mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas
conteúdo

Junho Branco - Mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas

publicado 23/06/2022 14h59, última modificação 23/06/2022 15h01

Cream Minimalist Say No To Drugs Poster.png 

 Dia Internacional de Combate às Drogas (Dia internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas) é celebrado mundialmente no dia 26/06. Essa data foi criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em campanha internacional do combate contra às drogas.

Em Viena (Áustria), nesta data, é lançado um relatório anual sobre a situação mundial que envolve as drogas, desde o tráfico, morte de dependentes químicos e a violência envolvida no processo. O objetivo do mês junho branco é ajudar na prevenção e na conscientização sobre o uso de drogas ilícitas, visando fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade.

DROGAS   PSICOATIVAS

“Droga”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Aquelas que modificam a atividade do sistema nervoso central, aumentando-a (estimulantes), reduzindo-a (depressoras) ou alterando nossa percepção (perturbadoras) são chamadas de psicoativas. Dentre as drogas psicoativas algumas são procuradas pelos seus efeitos prazerosos, podendo levar ao seu uso abusivo ou dependência – estas são chamadas de psicotrópicas.

DROGAS E O TRABALHO

Segundo uma pesquisa norte-americana, o uso de drogas no ambiente de trabalho causa um prejuízo de 100 bilhões de dólares por ano. Os indicadores são da National Clearinghouse for Alcohol and Drug Information (NCADI).
Esses números que retratam a realidade dos prejuízos se referem apenas ao absenteísmo ou ao afastamento do trabalho devido ao vício. O problema é que é preciso desviar recursos da empresa para cobrir esse prejuízo, enquanto essas altas somas poderiam ser empregadas para outros fins.


O abuso de drogas pode gerar diversos problemas no ambiente de trabalho. Os prejuízos variam desde punições até afastamento temporário, transferências compulsórias, rebaixamento da atividade, imposição de tarefas menos perigosas ou mesmo o processo de demissão. É necessário avaliar não apenas os fatores pessoais que motivam o uso de entorpecentes, mas se as condições de trabalho são insalubres, desgastantes e estressantes o suficiente para
desmotivar o trabalhador.
 

DROGAS  E  NOSSA  SAÚDE  MENTAL

Quando falamos de saúde mental, estamos nos referindo ao bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo. Uma pessoa que está em boa saúde mental não sofre de uma doença mental, e sua própria visão pessoal sobre a vida é geralmente otimista. O estigma em torno da saúde mental está se desfazendo rapidamente, à medida que mais e mais pessoas estão falando sobre questões da saúde mental e como isso afeta nossas vidas cotidianas. Ninguém é imune a problemas com sua saúde mental, e há fatores internos e externos que podem afetá-lo.
Para aqueles indivíduos que ingerem drogas ou álcool de forma consistente, essas substâncias podem fazer uma enorme diferença na sua saúde mental. É útil saber como e por que isso acontece, para que possam ter mais informações para a tomada de decisões que afetarão seu bem-estar.

As drogas são um fator externo proeminente, considerando que podem ter um efeito significativo em nossas emoções e comportamentos. Algumas drogas, incluindo maconha, álcool, cocaína e heroína são substâncias populares, que têm a capacidade de despertar várias emoções e minimizar outras. Quando ingerimos essas substâncias, elas imediatamente começam a mexer com os produtos químicos em nossos cérebros. As mensagens que os produtos químicos normalmente enviam são lentas ou distorcidas, e muitas vezes sentimos e pensamos muito diferente do que faríamos em um estado sóbrio.

O QUE FAZ COM QUE UMA PESSOA TENHA DESFECHOS NEGATIVOS DE SAÚDE MENTAL?

■ Começar a usar drogas em uma idade jovem.
■ Se já foi diagnosticado com ou está passando por dificuldades de saúde mental.
■ Usar drogas mais fortes e usar com mais frequência.
■Ter um histórico familiar de doença mental aumenta a probabilidade de experimentar efeitos negativos para a saúde mental ao usar substâncias regularmente

Todas as substâncias psicoativas influenciarão a saúde mental, impactando no humor, pensamentos, sentimentos e comportamentos em alguma capacidade como parte dos efeitos a curto prazo. Algumas pessoas podem optar por usar para “acalmar” os problemas que decorrem de sua saúde mental. Como você reage a uma substância em um determinado ponto do tempo pode depender do tipo de droga e seu conteúdo/potência, seu ponto de partida sobre como você está se sentindo e a condição de sua saúde mental, bem como o cenário (sozinho, ao ar livre, em uma boate, com quem você está).

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE DROGAS?
LIGUE PARA O VIVAVOZ:
0800 510 0015
LIGUE 132
OFERECE SERVIÇO 24 HORAS POR DIA, ANÔNIMO E CONFIDENCIAL, FORNECENDO
ORIENTAÇÕES SOBRE DROGAS E ACONSELHAMENTO PARA OS FAMILIARES

 

FONTES DAS INFORMAÇÕES
http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/hospitaisacre.php
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/obid
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_atencao_alcool_drogas.pdf
http://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Boletim-Informativo_outubro_2016.pdf
http://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/
http://www.ccs.saude.gov.br/sociedadeviva/teia8.php
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alcool_outras_drogas.pdf
https://www.sistemafiep.org.br/cuidesemais/prevencao_drogas_outras/
https://saudementalatibaia.com.br/blog/as-drogas-e-nossa-saude-mental
https://hospitalsantamonica.com.br/os-perigos-do-uso-de-drogas-no-trabalho/

registrado em: