Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerramento do projeto de extensão sobre juventude negra acontece nesta sexta (29)
conteúdo

Notícias

Encerramento do projeto de extensão sobre juventude negra acontece nesta sexta (29)

publicado: 28/11/2019 10h59, última modificação: 28/11/2019 11h09

O encontro de encerramento do projeto de extensão "Grupo de Estudos - Juventude Negra de Governador Valadares: da marginalização à emancipação" acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro, às 14h, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares. 

O encontro tem por objetivo refletir de forma crítica sobre as ideias de escravidão e resistência construídas historicamente no Brasil. 

Serão discutidos o texto Negociação e Conflito: A resistência negra no Brasil escravista, de João José Reis e Eduardo Silva, e o vídeo “A verdade sobre a escravidão negra no Brasil”. Terá a participação especial de do servidor do Campus, Giulliano Glória de Sousa, historiador e doutorando em História pela UFOP.  

De acordo os coordenadores do projeto, prof. Glauber Fidelis (Filosofia e Sociologia)  e profª Joelma Nascimento (História), nas últimas décadas, a historiografia brasileira tem rediscutido o papel das negras e negros na sociedade escravista, vistos não mais como meras engrenagens econômicas e sujeitos passivos diante das mais atrozes violências da camada senhorial, mas como protagonistas, atores históricos que construíram, cotidianamente, variadas e criativas formas de resistência, luta e transformação do escravismo. 

Para os envolvidos no projeto, o resgate de tais personagens como agentes da história ressignifica o papel da negra e do negro na sociedade brasileira e lança luz na construção de um presente a partir da experiência e da memória dos africanos e seus descendentes no Brasil.

Confira outros conteúdos relacionados

Diálogos 2019 se encerra com debate racial

Projeto promove reflexões sobre a juventude negra em escola da cidade