Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova edição do minicurso de Qgis Básico é ofertada no dia 18/11
conteúdo

Notícias

Nova edição do minicurso de Qgis Básico é ofertada no dia 18/11

publicado: 08/11/2017 07h00, última modificação: 09/11/2017 09h21

A segunda edição do minicurso de Qgis Básico será promovida pelo IFMG - Campus Governador Valadares no dia 18/11 (sábado), de 8h às 12h.

Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas. O público-alvo são estudantes e profissionais que utilizam ferramentas de geoprocessamento no meio acadêmico e/ou profissional.

A carga horária do curso é de 10 horas; sendo 4h de conteúdo teórico e 6h de atividade prática a ser desenvolvida pelos participantes entre os dias 19 e 24 de novembro de 2017.

As inscrições serão realizadas presencialmente no dia do curso (18/11), entre 7h e 8h, no Campus, local onde ocorrerão as aulas. A Organização pede aos participantes que respeitem o horário, pois a atividade começará pontualmente às 8h.

A capacitação é gratuita e aberta à participação de membros da comunidade acadêmica do IFMG e também da comunidade externa. Os concluintes serão certificados pelo IFMG-GV.

Ementa do curso
Apresentação do Qgis, Datum e Sistema de Coordenadas; inicialização de projeto no Qgis, obtenção de dados vetoriais na web, inserção de arquivos vetoriais no Qgis, consulta à tabela de atributos, instalação de complementos, rotulação, introdução a mapas temáticos, geração de mapas de impressão, principais aplicações do Qgis na gestão ambiental.

Facilitadores
O curso será ministrado por Ronualdo Reis Paixão Pereira, egresso do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMG-GV e pós-graduando em Geoprocessamento pela PUC Minas, juntamente com o professor Diego Dantas Amorim, da área de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Saúde do IFMG-GV e doutorando em Ciência do Solo na UFLA.

Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails diego.dantas@ifmg.edu.br e ronualdonc@hotmail.com ou pelo telefone (33) 3272-5411.