Notícias
Orientações para Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA)
Os alunos ingressantes dos cursos superiores em 2021.1 que desejam requerer Aproveitamento de Estudos (AE) e/ou Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA) devem seguir os seguintes procedimentos:
- Tomar conhecimento das normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69). Consulte AQUI.
- Enviar os documentos necessários em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.
a) É necessário anexar o formulário de requerimento devidamente preenchido e assinado. Seguem abaixo:
Formulário de Requerimento de AE
Formulário de Requerimento de ACEA
b) Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário:
i. Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada.
ii. Anexar a ementa da disciplina cursada.
- Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
- Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
- Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.
- Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.
- O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 05 a 09 de julho de 2021.
- A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 17 de setembro de 2021.
- Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso.
ATENÇÃO: No dia 22/06, às 21h, via Google Meet, o setor de Registro Acadêmico e as Coordenações de Curso realizarão uma reunião para orientação sobre os procedimentos de AE e ACEA. Os alunos que desejam realizar os requerimentos devem participar deste momento. O link da reunião será enviado por e-mail aos alunos ingressantes.
Coordenações |
E-mails¹ |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
coordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br |
Engenharia Civil |
coordenacao.enc.gv@ifmg.edu.br |
Engenharia de Produção |
coenp.gv@ifmg.edu.br |
Gestão Ambiental |
coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br |