Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações para Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA)
conteúdo

Notícias

Orientações para Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA)

O procedimento é exclusivo para ingressantes dos cursos superiores 2021.1 e deverá ser feito entre os dias 5 a 9 de julho por meio de formulário próprio
por Comunicação publicado: 18/06/2021 13h27, última modificação: 23/06/2021 14h25

Os alunos ingressantes dos cursos superiores em 2021.1 que desejam requerer Aproveitamento de Estudos (AE) e/ou Aproveitamento de Conhecimento e Experiências Anteriores (ACEA) devem seguir os seguintes procedimentos:

  1. Tomar conhecimento das normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69). Consulte AQUI.
  2. Enviar os documentos necessários em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.

a)    É necessário anexar o formulário de requerimento devidamente preenchido e assinado. Seguem abaixo:

Formulário de Requerimento de AE
Formulário de Requerimento de ACEA 

b)    Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário:

                              i.        Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada.
                             ii.        Anexar a ementa da disciplina cursada. 

  • Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
  • Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.

  1. Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.
  2. O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 05 a 09 de julho de 2021.
  3. A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 17 de setembro de 2021.
  4. Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso.

ATENÇÃO: No dia 22/06, às 21h, via Google Meet, o setor de Registro Acadêmico e as Coordenações de Curso realizarão uma reunião para orientação sobre os procedimentos de AE e ACEA. Os alunos que desejam realizar os requerimentos devem participar deste momento. O link da reunião será enviado por e-mail aos alunos ingressantes. 

Coordenações

E-mails¹

Engenharia Ambiental e Sanitária

coordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br

Engenharia Civil

coordenacao.enc.gv@ifmg.edu.br

Engenharia de Produção

coenp.gv@ifmg.edu.br

Gestão Ambiental

coordenacao.tga.gv@ifmg.edu.br