Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setembro Amarelo é encerrado com balanço positivo

Setembro Amarelo é encerrado com balanço positivo

publicado: 02/10/2017 08h00, última modificação: 05/10/2017 12h01

O Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, foi encerrado no IFMG – Campus Governador Valadares no último sábado (30) com palestra realizada durante a Reunião de Pais e Mestres.

Ao longo do mês, o Instituto promoveu variadas ações de conscientização junto aos seus diversos públicos.

Balanço
“A campanha levou alunos e pais a refletirem sobre o assunto, que ainda é temido por muitos. Confirmou que o suicídio é um problema de saúde pública que, conforme pontuou o psiquiatra, mata  mais pessoas por ano do que a Aids e o câncer juntos”, resume Mirian Pascoal, técnica de enfermagem do Campus e uma das organizadoras da campanha. Ainda segundo Mirian, os alunos mostraram bastante interesse, principalmente, em saber como identificar que alguma coisa não vai bem para poder solicitar ajuda ou mesmo ajudar o próximo.

Confira a seguir o resumo das palestras!

26/09 - Palestra Setembro Amarelo – Falar é a melhor solução! (Cristiany Seppe, psicóloga do IFMG-GV)
Trouxe definições sobre o assunto e apresentou algumas estatísticas preocupantes, o que justifica ainda mais a importância de se falar do tema. Buscou desfazer os principais mitos a respeito do suicídio e apontou fatores de risco e os motivos que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida, bem como o que fazer para ajudar o próximo ou mesmo se ajudar nessa situação.

29/09 – Palestra Conscientização e Prevenção do Suicídio (Dr. Danilo Cunha, psiquiatra)
Manchetes de jornais e revistas sobre episódios de suicídios ocorridos recentemente no Brasil abriram a palestra, confirmando que se trata de um problema de saúde pública. Os participantes puderam conhecer o perfil (principais profissões, sexo e idade) das pessoas que cometem essa prática e as principais maneiras adotadas.

Foram enfatizados os fatores de risco que podem levar um indivíduo a pensar em cometer suicídio e os principais sinais comportamentais que podem servir de alerta para que familiares e amigos possam prevenir possíveis atentados.

Também foi informado sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona em todo o Brasil, inclusive em Valadares, e presta atendimento a pessoas que necessitam de ajuda. Por último, o psiquiatra relatou alguns pensamentos e episódios que podem acontecer com os  adolescentes e jovens em idade escolar e a importância do teste vocacional.

30/09 – Prevenção do Suicídio – Investindo em fatores protetores (Mariana Sarro, professora da área de Psicologia do IFMG-GV)
Primeiramente, foi feito um alerta sobre alguns dados estatísticos de suicídios no mundo e no Brasil. Posteriormente, foram analisados os principais fatores de risco do suicídio, culminando em fatores protetores e prevenção dessa prática. A psicóloga buscou sensibilizar os pais para sua importante atuação na promoção de saúde psicológica de seus filhos.