Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Bambuí participam da Final da Olimpíada de História

Alunos do Campus Bambuí participam da Final da Olimpíada de História

publicado: 30/08/2019 12h56, última modificação: 19/03/2024 07h42

Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizada na cidade de Campinas-SP a Grande Final Presencial da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A competição organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contou este ano com 18.505 equipes participantes de todas as regiões do país, das quais 314 foram convocadas para participarem da final, depois de passarem pelas seis fases online da olimpíada.

O Campus Bambuí foi representado na final da ONHB pela equipe "ARLATM", formada pelos estudantes Aryscia Larah Maria Dias Gomes, Luane Alves de Arcanjo e Thómas Amorim de Matos, todos do 3º ano do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e orientados pelo professor Rodrigo Francisco Dias.

Na prova da final, realizada no dia 17 de agosto, os alunos tiveram que elaborar uma redação sobre o tema “Violência, exclusão e a banalidade do mal”, tendo como textos motivadores algumas notícias sobre violência no país. De acordo com o professor Rodrigo: “Os temas da violência e da exclusão, bem como o conceito de ‘banalidade do mal’ cunhado pela filósofa Hannah Arendt, já tinham aparecido em algumas questões das fases online da olimpíada. Portanto, a prova da final da ONHB foi bastante coerente com o que os organizadores da competição já tinham apresentado nas etapas anteriores”. Enquanto os alunos faziam a prova, os professores orientadores das equipes finalistas assistiram a uma palestra com professores da Unicamp que abordaram o tema da política de cotas na universidade.

A cerimônia de premiação na qual ocorreu a entrega das medalhas aconteceu no dia 18 de agosto. A equipe do Campus Bambuí conquistou a Medalha de Honra ao Mérito, também chamada pelos organizadores da ONHB de "Medalha de Cristal". Nas palavras do professor Rodrigo: “Foi uma conquista muito importante para o nosso campus, pois foi a primeira vez que a nossa escola teve uma equipe disputando a Final da ONHB. Além disso, a possibilidade de os meus alunos e eu interagirmos com estudantes e professores de diversas outras regiões do Brasil durante a final foi uma experiência bastante significativa”.

O desempenho do Campus Bambuí na edição da ONHB deste ano foi o melhor já registrado. “Foram dezesseis equipes inscritas, das quais três chegaram até a sexta fase online e uma foi para a final, algo até então inédito para o nosso campus. Esperamos que todo o aprendizado acumulado com a olimpíada em 2019 possa nos auxiliar a melhorar ainda mais a participação do Campus Bambuí nas próximas edições da ONHB”, complementa o professor Rodrigo.

Fonte: Professor Rodrigo Francisco Dias - Campus Bambuí

Confira outras participações recentes do IFMG em Olimpíadas

Homenagem a "excluídos da história" marca participação do Campus em olimpíada

Estudantes apresentam desempenho positivo em Olimpíadas de Matemática