Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planeta Inovação: tem início a edição 2019

Planeta Inovação: tem início a edição 2019

Abertura ocorreu na noite de segunda-feira, dia 12. Até quarta-feira, o evento movimenta comunidade acadêmica com atividades ligadas à inovação e à difusão do conhecimento científico.
publicado: 13/08/2019 09h05, última modificação: 19/03/2024 07h50

O Campus Ribeirão das Neves sedia até quarta-feira (14), a segunda edição do Planeta Inovação. Promovida pela  Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), a novidade deste ano é a participação da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que promove o inédito Seminário Saberes da Extensão.

A abertura, realizada na noite de ontem, 12 de agosto, contou com a presença do reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Neimar Duarte e do pró-reitor de Extensão, Fernando Braga, além do Diretor de Ensino de Ribeirão das Neves, Luciano Augusto Pires, representando a direção-geral do Campus. O evento iniciou com a palestra “Ciência e Tecnologia em tempos de crise” proferida pelo ex-reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena. Segundo ele, as universidades estão comprometidas com o desenvolvimento econômico e a inovação tecnológica é a base essencial para tal desenvolvimento.

Acompanhe as atividades do evento nas nossas redes sociais: Instagram | Facebook

“É inegável que Educação não deve ser vista como gasto e, sim, como investimento. Países da Europa, Ásia e os Estados Unidos são exemplos do fomento em ciência e pesquisa. A ‘fórmula’ para que isso funcione é a sinergia entre políticas públicas, universidades/centros de pesquisa e, empresas investidoras”, disse ele ao ressaltar que o estudante brasileiro sempre se destaca positivamente nos intercâmbios internacionais.

Na ocasião, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória falou brevemente sobre a situação da instituição frente ao atual cenário financeiro e elogiou o trabalho desenvolvido pelos institutos federais no país, reafirmando a importância do Planeta Inovação no despertar do interesse do estudante no campo científico.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Neimar Duarte, o Planeta Inovação é resultado do trabalho em pesquisa, extensão e inovação que o IFMG vem fazendo nos últimos anos. “Ano passado, a instituição investiu R$700 mil em editais de mobilidade acadêmica em Portugal, de pesquisa e inovação. Infelizmente, com o atual cenário, os valores decaíram para investimentos neste ano, mas ainda temos o apoio de servidores e estudantes para que o evento não perca força e seja vitrine do que estamos produzindo no campo do conhecimento científico”, destacou.

O Planeta Inovação engloba o Seminário de Iniciação Científica (SIC), a 2ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (Fenitec) e a primeira edição do Seminário Saberes da Extensão que apresentará 33 pôsteres com temas ligados à acessibilidade, arte, sustentabilidade, inclusão digital, políticas sociais, Ciência e Tecnologia, além de atividades do programa de mobilidade acadêmica Internacionaliza IFMG e ações coordenadas pelo Campus Ribeirão das Neves, como a Maratona de Programação e o ambiente Empreendedorismo.

Programação

O Planeta Inovação aborda  aspectos relacionados à pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação como fatores relevantes para promoção do desenvolvimento socioeconômico local e regional, além de apresentar a aplicação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelo IFMG. As atividades são divididas em "Ecossistemas", de acordo com os seus respectivos temas. SIGA A PROGRAMAÇÃO!

• Confira o vídeo sobre a abertura do evento!

Planeta Inovação - abertura no Youtube

Saiba mais

Seminário de Iniciação Científica apresenta pesquisas de alunos e docentes do IFMG

Embarque nessa viagem rumo a novas descobertas