Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consolida IFMG: instituto investe em obras e infraestrutura das unidades

Consolida IFMG: instituto investe em obras e infraestrutura das unidades

Primeira etapa do programa conta com recursos da ordem de R$53,6 milhões, em parte obtidos junto ao MEC e em emendas parlamentares destinadas à Instituição
publicado: 12/07/2024 14h04, última modificação: 12/07/2024 14h20

Acaba de ser lançado o "Consolida IFMG", programa por meio do qual o instituto está fazendo vários investimentos em infraestrutura das unidades, obras e veículos, com o intuito de trazer uma nova perspectiva institucional. Ao todo, os investimentos previstos, nesta primeira fase do programa, são da ordem de R$53,6 milhões, além de R$75 milhões destinados às novas unidades.

O programa vem atender questões importantes dentro da IFMG, com uma proposta de consolidação dos campi que não têm estrutura básica; investimento nas antigas unidades, que precisam de reforma, e uma nova perspectiva para os campi avançados, que também necessitam de recursos. “Basta lembrar que um terço das nossas unidades são campi avançados e já conseguimos vitórias importantes”, comenta o reitor, Rafael Bastos.

Além da gestão de recursos próprios, o programa inclui trabalhos contínuos na busca por recursos extra-orçamentários junto ao Ministério da Educação, à Setec e emendas parlamentares.

O dirigente da instituição destaca a necessidade de investimentos especialmente em transporte e equipamentos. “Vivemos uma época de grande precarização e o Consolida vem nos trazer este outro cenário”, pondera Rafael Bastos, lembrando, também, do empenho em obter novos códigos de vagas para servidores.

Continuidade

Além da gestão de recursos próprios, o programa inclui trabalhos contínuos na busca por recursos extraorçamentários junto ao Ministério da Educação, à Setec e emendas parlamentares, já que novas etapas serão construídas. Uma delas inclui, em breve, o lançamento de um projeto de revitalização das antigas unidades.

A despeito do investimento na consolidação das unidades, o programa não perde de vista, também, a questão da expansão, com os três novos campi: Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade. Cada unidade tem a previsão de R$25milhões em recursos. “Este é outro grande desafio que temos e vamos seguir dando total transparência às ações institucionais que temos pela frente para fazer o Instituto Federal cada vez mais forte”, finaliza o reitor.

Confira os investimentos da primeira fase do Consolida IFMG: Consolida