Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um ano de inovação

Um ano de inovação

publicado: 10/12/2017 23h00, última modificação: 15/12/2017 08h17

fenitec4.jpgNeste ano, o IFMG avançou muito nos âmbitos de Pesquisa e Inovação. Em junho, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto promoveu a I Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (Fenitec) que contou com mais de 30 expositores, além de palestras, minicursos e workshops. O evento teve boa recepção do público, sendo que cerca de 400 pessoas compareceram às atividades e visitaram os estandes. De acordo com os organizadores, a Fenitec foi uma grande oportunidade para o IFMG firmar parcerias entre instituição e empresas.

Equipe Parvus (Equifuturo), do Campus BambuíDurante o encerramento da Feira, foram premiados os vencedores da I Olimpíadas de Inovação. Uma equipe de Bambuí conquistou o primeiro lugar com seu projeto de sistema eletrônico para aplicação de agrotóxico, e teve a oportunidade de participar do Agita, programa de aceleração de startups do Sebrae. Os alunos destacaram-se na competição e chegaram à segunda posição da classificação final. Outro grupo de alunos do Instituto, pertencentes ao Campus Sabará, também participou do programa.

Competição educativa

publicar 3.jpgPor falar em olimpíadas, no mês de setembro o IFMG iniciou a segunda edição da Olimpíada de Inovação, com o tema “Multidisciplinaridade”. As equipes aprovadas para a segunda etapa da competição realizaram uma visita técnica ao LuizaLabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação da rede de lojas Magazine Luiza, e tiveram a oportunidade de conversar com a dona da rede, Luiza Helena. Para o organizador da Olimpíada, Edilson Nolaço, a visita foi de grande importância pois as equipes puderam coletar várias informações úteis na segunda etapa da Olimpíada, que será voltada para o potencial empresarial e mercadológico dos projetos.

Finit 2017

Da esquerda para a direita: o diretor do Polo de Inovação do IFMG, Alexandre Pimenta, o professor Manoel Pereira e o diretor da Aiko Logic, Rafael FigueiredoA participação do Instituto na segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), em novembro, foi uma grande oportunidade para os alunos apresentarem seus projetos, além de possibilitar que o IFMG firmasse parcerias com empresas. Um dos convênios assinados durante o evento contempla o Polo de Inovação, que em apenas quatro meses conseguiu bater a meta de parcerias estipulada pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) - instituição responsável pelo credenciamento do Polo.